Em ato que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 9, na sede da Superintendência Estadual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi assinada a ordem de serviço para as obras de requalificação urbanística da Rua Grande. Os serviços terão início em novembro, conforme cronograma estabelecido pela Ducol, construtora responsável pela obra.
Participaram do ato, o superintendente estadual do Iphan, Maurício Itapary, e o proprietário da Ducol, Henri Dualibe. Eles informaram que os serviços serão iniciados primeiramente pelas Praças Deodoro E Pantheon, localizadas no Centro de São Luís.
O projeto de requalificação urbanística da Rua Grande é orçado em R$ 31,4 milhões, cujos recursos estão previstos no PAC Cidades Históricas, trabalho que no Maranhão é gerenciado pelo Iphan. Para começar as obras, foram liberados R$ 6 milhões.
Constam das intervenções que irão dar um novo visual ao tradicional centro comercial da cidade, cabeamento elétrico e de telefonia todo embutido, instalação de novo sistema de drenagem e de esgotamento sanitário, nivelamento do piso, que será de granito, e também mobiliário urbano, como bancos e lixeiras.
Os serviços, segundo a Ducol, serão realizados de forma a minimizar os transtornos a lojistas e consumidores. Nessa estratégia, as obras serão realizadas por quadra (são 10 o número de quadras da Rua Grande) e com mais intensidade no período da noite, como também nos fins de semana e feriados. Pela via passam diariamente 150 mil pessoas.