Empresas maranhenses interessadas em fechar negócios com compradores internacionais, fazer investimentos e trocar tecnologias terão até 8 de novembro para se inscrever no Encontro Internacional de Negócios, que será realizado na segunda edição da Expo Indústria Maranhão.
A ação, promovida pelo Sistema Fiema, com correalização do Governo do Estado e do Sebrae, ocorrerá de 8 a 10 de novembro, no Multicenter Sebrae (Cohafuma). A expectativa é movimentar, durante as negociações, um volume de R$ 120 milhões.
O Encontro Internacional de Negócios é organizado pelo Sistema Fiema, em parceria com a Agência de Apoio às Exportações (Apex), entidade vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio. “Haverá grandes oportunidades para empresas e indústrias maranhenses ingressarem no mercado mundial. Trata-se de um encontro único no qual os produtores e distribuidores terão a chance de fechar negócios reais com compradores renomados de diferentes países e também do Brasil”, explica o presidente da Fiema, Edilson Baldez.
Já estão confirmados compradores do Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes, China e de outros estados do Brasil. Para participar do encontro com os executivos das empresas estrangeiras, o produtor ou distribuidor maranhense precisa se inscrever no site da Expo Indústria Maranhão (expoindustriama.com.br). No cadastro, a empresa local indicará seu setor, o perfil de interesse comercial e o nível de expertise em negociações internacionais. Os setores mais procurados pelos compradores estrangeiros são alimentação, bebidas, construção civil e vestuário.
Após serem finalizadas as inscrições, serão agendadas as reuniões entre produtores maranhenses e investidores internacionais e nacionais, que ocorrerão nos dias 9 e 10 de novembro, durante a Expo Indústria. No dia primeiro dia do evento, 8 de novembro, será realizada uma reunião de alinhamento para orientar as empresas locais durante os encontros de negócio, que ocorrerão em uma sala reservada.
Catálogo – Os empresários locais terão acesso a um catálogo com contatos com todas as companhias e empresas internacionais e nacionais que correspondem a seu interesse. Terão ainda acesso a intérpretes, que facilitarão a comunicação com os executivos estrangeiros. “Este é o resultado de um trabalho que temos realizado há muitos anos, em parceria com a Apex. Tudo começou com a sensibilização do empresariado para o mercado internacional, depois pela formação e capacitação para atuação no cenário mundial. A fase do encontro com os compradores já é o ponto mais alto de nossas ações para fomentar o comércio e a indústria local”, explica Edilson Baldez.
As negociações ocorrerão simultaneamente das 19h às 21h. Nelas, serão informadas a relação de documentos para fechar os negócios, as adequações necessárias aos produtos e ainda a orientação geral para a venda para o exterior. “Será um momento de troca de informações e apresentação da nossa produção para o mercado exterior. Cada país tem um código de conduta de vendas uma política de saúde específica e de uso, que precisam ser respeitados e ao qual a empresa maranhense precisa se adequar”, explica o superintendente da Fiema, Albertino Leal.
A Fiema recebeu, em junho deste ano, uma premiação pelo projeto “Esteira de Internacionalização de Empresas”, que ficou classificado em 4º lugar entre as ações mais inovadoras do país, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O projeto integra o programa Maranhão for Business, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da Fiema (CIN), que busca promover a competitividade global das indústrias maranhenses e estreitar relações da base industrial com as instituições promotoras do comércio exterior no Maranhão e no Brasil.