Prefeitura promove competição de tiro esportivo em comemoração aos trinta anos da Guarda Municipal de São Luís

Compartilhar

O torneio fez parte de uma extensa programação realizada no mês de julho em comemoração ao 30º aniversário da guarda. As atividades incluíram caminhada, travessia marítima, concerto, entre outras
A- A+ Tamanho da Letra Da Redação – Agência São Luís

Prefeitura promove competição de tiro esportivo em comemoração aos trinta anos da Guarda Municipal de São Luís
Como parte de uma extensa programação realizada no mês de julho em comemoração ao aniversário de trinta anos da Guarda Municipal de São Luís, a Prefeitura promoveu nesta sexta-feira (26) uma Competição de Tiro Esportivo. O torneiro, realizado no estande do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), foi também um momento de confraternização entre agentes do sistema de segurança da capital maranhense e região metropolitana, pois contou com a participação de competidores representantes do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira (FAB), Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar e Guarda Municipal de São José de Ribamar.

O secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, agradeceu a participação de todos os competidores no torneio e ressaltou a interatividade entre forças de segurança. “Parabéns às equipes vencedoras e a todas as outras por estarem aqui, prestigiando a nossa Guarda Municipal. Agradecemos também ao prefeito Edivaldo pelo compromisso em valorizar o trabalho da GMSL, de defender o patrimônio da cidade e o cidadão ludovicense”, afirmou.

Durante a competição, foram formadas equipes de três competidores que passaram por uma sequência de alvos com distâncias díspares e sequências de tiro no alvo diferente (quadrante dividido em partes coloridas). De acordo com o resultado do torneiro, o GPI da Polícia Federal em primeiro lugar, a Guarda Municipal de São Luís em segundo lugar e o Batalhão de Operações Especiais em terceiro. As premiações serão entregues durante uma programação especial no Dia Nacional do Guarda Municipal, comemorado em 11 de outubro.

O comandante da Guarda Municipal de São José de Ribamar, Júlio Cesar Campos Ferreira, falou sobre a participação da equipe ribamarense no torneio da GMSL. “Essa aqui é uma participação ímpar para nós. Foi a primeira vez que fomos convidados para um evento de grande porte, o que também só nos engrandece, pois fortalecemos nossa irmandade e a colaboração das guardas em todo o estado”, destacou.

No final da competição, o subcomandante da Guarda Municipal de São Luís, subinspetor Heitor Máximo Soares fez agradecimento especial pelos trinta anos da guarnição e lembrou a programação realizada durante todo o mês de julho, com atos cívicos, culto ecumênico, caminhada, travessia marítima e concerto de banda da GMSL para celebrar as três décadas de criação da corporação.

“Estou na Guarda Municipal de São Luís desde a sua criação, em 1989. Fui um dos fundadores, assim como outros colegas de farda que já se aposentaram e outros que ainda permanecem em serviço. É uma instituição que tem contribuindo bastante para a proteção da cidade, com integrantes sempre buscando capacitação e treinamento para prestar sempre um bom serviço à toda sociedade da capital maranhense”, enfatizou.

A agente da Defesa Civil, Luzia Inácia Costa Nunes, que também participou da primeira turma de Guardas Municipais, afirmou que a instituição é histórica por conta da importância para a comunidade e para o patrimônio público. “Estamos inseridos na vida da cidade, participamos de quase tudo. Estamos nas ruas, nas patrulhas, nas áreas de riscos quando tem as chuvas fortes, nas praias de São Luís, nos projetos sociais como voluntários, sempre prestando algum tipo de serviço para a sociedade”, enumerou.

HISTÓRICO

A data oficial de criação da GMSL é 6 de julho de 1989, por meio da Lei Municipal nº 2.968. A Guarda Municipal foi reestruturada por meio de duas Leis, a nº 4.818, de 19 de junho de 2007, e a nº 4.990,de 4 de julho de 2008. Atualmente, a corporação conta com 470 integrantes. A primeira sede da instituição foi no Parque do Bom Menino. Mas, em 1992, foi transferida para a Avenida dos Franceses, no Bairro da Alemanha. Em 2009, por meio da Lei nº 5.077, a Guarda Municipal passou a integrar a estrutura orgânica, administrativa, técnica e financeira da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.

Deixe um comentário