De Redação: O estado do Maranhão registrou o segundo caso de pessoa infectada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde neste sábado (21).
A informação foi dada pelo governador Flávio Dino em seu perfil oficial do Twitter. A paciente é uma mulher, 37 anos, paciente da rede privada que teve contato com um estrangeiro. A paciente não apresenta sintomas graves.
O primeiro caso confirmado na noite desta sexta-feira (20) foi um homem, de 69 anos, atendido no Centro de Testagem do Maranhão, que permanece monitorado por equipes da Saúde. Enquanto aguardava o diagnóstico, o paciente cumpria isolamento domiciliar.
Desde o início do monitoramento, a SES registou 350 notificações de casos de possível infecção por Covid-19. Destes, 135 casos foram descartados, 214 casos suspeitos são acompanhados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Até o momento, um caso foi confirmado por diagnóstico laboratorial.
A SES tem preparado a rede hospitalar para o atendimento aos casos de novo coronavírus no estado. Várias medidas vêm sendo tomadas pelo poder público estadual para conter a transmissão do vírus no Maranhão. Com o trabalho, o estado se antecipa e cria condições mais favoráveis para o enfrentamento ao vírus.
Tivemos há pouco a confirmação do 2º caso de coronavírus no Maranhão. Uma mulher, 37 anos, paciente da rede privada, que teve contato com um estrangeiro. Paciente não apresenta sintomas graves.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) March 21, 2020
Casos monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde.