Com a meta de capacitar 800 trabalhadores que atuam no manejo da coleta seletiva, a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) está realizado formações em grupos e cooperativas de catadores de materiais de resíduos sólidos em 15 municípios do estado.
A iniciativa é desenvolvida por meio do projeto Pro-Catador, que visa melhorar as condições de trabalho, aumentar a geração de renda e proporcionar mais dignidade a catadores de materiais recicláveis no Maranhão.
Durante o acompanhamento do projeto Pro-Catador, no município de Barreirinhas, na sexta-feira (30), o secretário de Estado de Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou a relevância da atuação do segmento e anunciou novas etapas de andamento do projeto.
“Já estamos em fase de assinatura do contrato para aquisição dos equipamentos e maquinários a serem doados, ainda este ano, aos grupos de catadores. Este projeto tem o propósito de valorizar ainda mais o importante trabalho que é realizado pela categoria, que além de movimentar a economia, zela pelo meio ambiente e os recursos naturais”, afirmou Jowberth Alves.
As capacitações, que estão acontecendo em várias regiões do estado, além de garantir o aprimoramento do trabalho dos catadores e prepará-los para o recebimento dos equipamentos a serem doados pelo Governo, fazem parte do processo de estruturação das associações e cooperativas de catadores, com objetivo de contribuir com a organização social da categoria e efetivar a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão.

Secretário Jowberth Alves no acompanhamento do projeto Pro-Catador em Barreirinhas. Foto: Divulgação
Barreirinhas
No período de 6 a 30 de agosto, os trabalhadores da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Barreirinhas tiveram acesso a conhecimentos sobre os princípios da Economia Solidária, e sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade de catação. A formação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
O presidente da Associação de Catadores de Barreirinhas, Eduardo Mariano ressaltou os avanços no reconhecimento e fortalecimento da categoria. “Os trabalhadores que, antes, se demostravam resistentes à organização, hoje mostram grande confiança e esperança no projeto”.
No encerramento das atividades, em Barreirinhas, a secretária municipal de Assistência Social, Socorro Aguiar, garantiu aos catadores a disposição da Prefeitura em doar o galpão de triagem, espaço fundamental para a melhoria das condições de trabalho da Categoria.
Municípios beneficiados
O projeto Pro-Catador acontece, inicialmente, nos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Tutóia, Barreirinhas, Viana, Santa Luzia do Tide, Santa Inês, Balsas, Bacabal, Codó, Caxias, Imperatriz, Açailândia e Chapadinha.
Os municípios foram definidos por contarem com vários grupos de catadores de materiais recicláveis, como explica a coordenadora do projeto, Inêz Pinheiro. “Nesta primeira edição do projeto, priorizamos estas cidades onde têm uma grande predominância de grupos e famílias, tirando o seu sustento dos aterros sanitários”, destacou.