Maranhão avança em negociações para atração de investimentos em encontro na China

Compartilhar

O vice-governador disse que voltará em outubro à China para uma missão na Feira de Cantão, onde estará acompanhado de 40 empresários para prospectar negócios. Foto: Divulgação

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, está na China, onde integra comitiva liderada pelo presidente Michel Temer, cuja visita está resultando em acordos bilaterais entre os dois governos com vistas à atração de investimentos e geração de negócios para o Brasil e especialmente para o Maranhão.

Ao Portal Maranhão Negócios, Carlos Brandão, fez um balanço da visita à China, avaliando-a como positiva, tendo em vista que as Rodadas de Negócios propiciaram aos chineses conhecerem ainda mais as potencialidades do Maranhão.

“Estamos em Pequim participando de mais um rodada de negócios com investidores chineses, numa semana proveitosa. Trata-se de um grande fórum em que se debate oportunidades para o Brasil e o Maranhão não poderia ficar de fora”, ressaltou o vice-governador.

Ele informou que de 11 acordos assinados entre Brasil e China, dois são de interesse do Maranhão. Um, relativo a uma siderúrgica, projeto que se está trabalhando há mais de dois anos, e o outro é uma parceria entre a empresa China Communications Construction Company (CCCC) e a WTorre para a construção de um porto na cidade de São Luís. “Trata-se, portanto, de um empreendimento muito importante, que vai gerar mais emprego e renda para os maranhenses”.

Carlos Brandão informou, ainda, que em outras rodadas de negociações se propiciou avanços em relação ao projeto de uma refinaria para o Maranhão, buscando-se uma parceria entre investidores estrangeiros. Segundo ele, num primeiro momento, havia o interesse de Irã e Índia e agora os chineses também querem entrar no projeto que é a Sinopec.

“Estamos construindo espaços para que o empresário estrangeiro invista no Maranhão, um estado que reúne todas as condições de atrair investimentos com sua logística favorável de porto, ferrovia, rodovias, energia. Então estamos aqui com esse objetivo. O governador Flávio Dino me deu praticamente uma procuração em branco para que eu pudesse captar esses empreendimentos e nós ganhamos um conceito muito bom perante os empresários chineses”, ressaltou.

O vice-governador disse que voltará em outubro à China para uma missão na Feira de Cantão, onde estará acompanhado de 40 empresários para prospectar negócios.

O próximo passo dessa busca por investimentos estrangeiros para o Maranhão, de acordo com Carlos Brandão, é uma visita à Coreia do Sul, também com uma comitiva de empresários, e ao Vietnã, país onde será focada a questão do agronegócio, em relação à piscicultura, carcinicultura, arroz irrigado.

“Portanto, o Maranhão está trabalhando de forma correta, focada, na busca por investimentos. De modo que essa viagem à China está sendo muito proveitosa”, concluiu o vice-governador.

O Vice-governador falou com exclusividade com o Maranhão Negócios, veja abaixo na íntegra:

Deixe um comentário