Edilson Baldez vistoria obras de reforma e ampliação do Senai e Sesi em Caxias e Bacabal

Compartilhar

Comitiva liderada pelo presidente Edilson Baldez em visita às obras no interior do estado

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, esteve nas cidades de Caxias e Bacabal, onde vistoriou obras de reforma e ampliação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Baldez estava acompanhado dos diretores da Fiema, Celso Gonçalo, que também é presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas empresas da Federação; e Ana Rute Mendonça, presidente do Sindicato da Indústria de Malharia e de Confecções de Roupas em Geral do Estado do Maranhão (SINDIVEST), além do presidente da Federação da Agricultura do Maranhão (Faema) e conselheiro do Sebrae, Raimundo Coelho; do superintendente do Sebrae, João Martins; do diretor regional do Senai, Marco Moura e da superintendente do Sesi, Roseli Ramos e da equipe de engenharia do Sistema Fiema.

Na oportunidade, o presidente da Fiema e do conselho deliberativo do Sebrae visitou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, e reafirmou o compromisso das entidades do Sistema S em favor do desenvolvimento do Estado e da região de Caxias. Ainda em Caxias, a comitiva visitou a sede regional do Sebrae e a Sala do Empreendedor, que atende os empresários da região.

Segundo o prefeito de Caxias o município se sente honrado com esses investimentos do Sistema Fiema. “Esse é um empreendimento importantíssimo para que nossos jovens possam se profissionalizar e para que a cidade não tenha mais que buscar mão de obra especializada lá fora. Ganha a municipalidade, ganha a classe empresarial, ganhamos todos nós”, ressaltou.

Para o presidente essas visitas são de extrema importância. “Avaliamos como estão as instalações e o andamento das obras, tanto em Caxias que receberá a reforma e ampliação e modernização dos equipamentos, como em Bacabal, que ganhará uma nova e moderna estrutura a ser inaugurada dentro dos próximos meses e que contará também, com equipamentos tecnológicos de qualidade e modernos”, enfatizou Baldez.

O Senai em Caxias receberá uma reforma geral, que compreenderá a ampliação do bloco da metal-mecânica, recuperação das instalações elétricas, construção de guarita e reforma de todas as salas da unidade. A previsão é que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2018.

Já no Sesi está prevista pela Engenharia, a reforma geral do bloco administrativo, com a construção de rampas de acessibilidade, recuperação das instalações elétricas e reforma da clínica da área de promoção de saúde. Todos com a modernização dos equipamentos tecnológicos. A previsão de início da obra é para o segundo semestre de 2018.

 

BACABAL 

Já em Bacabal, a construção do novo prédio do Senai encontra-se em fase de conclusão e deve ser inaugurada dentro dos próximos meses. A obra consiste na reforma da fachada, construção de estacionamento, construção da nova subestação, reforma geral da unidade, melhoria de todos os laboratórios, construção de plataforma para acessibilidade, além de equipamentos tecnológicos que já foram adquiridos.

A obra do SESI de Bacabal consiste na construção de guarita, reforma de todas as salas da unidade, recuperação do ginásio poliesportivo, construção de arquibancada e vestiários e recuperação do campo society, recuperação da área de lazer e piscina, construção de pátios cobertos (nova cantina com área de vivência), criação da entrada da educação infantil e recuperação das instalações elétricas.

“É um sonho, e para a população de Bacabal e região, representa um ganho na produtividade e na competitividade da aprendizagem industrial. Em 2017, o SENAI atendeu 47 municípios e teve mais de 4 mil matriculas. Estaremos implantando a área de vestuário e já temos as áreas de eletroeletrônica, soldagem e serralheria, segurança e saúde do trabalho,  tecnologia da informação e automotiva. Todas vão funcionar com tecnologia de ponta!”, garantiu o gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) de  Bacabal, Clodomir Galiza.

Ainda em Bacabal, o presidente cumprimentou funcionários e interagiu com os alunos e com o grupo Jade, que reúne mais de 500 pessoas da terceira idade e tem inclusive um bloco carnavalesco tradicional na cidade.

“Essa visita também é uma forma de trazer incentivo para os professores, colaboradores, alunos e comunidade, ao reafirmar nosso compromisso em continuar investindo mais em educação, e no desenvolvimento da indústria no Estado, mesmo diante do momento de desânimo pelo qual passa o país. Continuaremos cumprindo nosso papel e dando suporte necessário às empresas para que continuem desenvolvendo seus projetos e suas atividades”, disse Baldez.

 

 

Deixe um comentário