CRECI-MA promove ações para valorizar ainda mais corretor de imóveis

Compartilhar

 

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Maranhão (CRECI-MA) desenvolve campanhas e ações pontuais para uma valorização ainda maior da categoria no estado. A entidade também tem firmado parcerias com entidades do setor imobiliário e unindo forças com essas instituições em prol de reivindicações como a que solicita que o Município de São Luís faça um ajuste devido na cobrança da taxa do ITBI (imposto sobre transferência de imóveis).

 

Não é de agora que Corretores de Imóveis reclamam que têm perdido oportunidades de negócios no mercado de imóveis em razão da cobrança desproporcional da taxa de ITBI. Por conta disso, o CRECI-MA prontamente deu apoio institucional à ação civil pública impetrada pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário – ADEMI e o Sindimóveis que pleiteia o ajuste devido no valor do imposto.

 

No entendimento do presidente interventor do CRECI-MA, Assis Cordeiro, a realização do processo do Cadastro Imobiliário do Município de São Luís teria que ter passado pela aprovação das entidades diretamente envolvidas tanto com o setor da construção civil, como as do setor imobiliário, como é o caso do Conselho de Corretores de Imóveis e da ADEMI.

 

“Os corretores de imóveis são profissionais habilitados justamente para fazer a avaliação do mercado imobiliário, de acordo com as normas técnicas da ABNT, associação a qual estamos ligados, juntamente com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), que também faz parte do segmento imobiliário”, enfatiza Assis Cordeiro.

 

Para o dirigente, o Sistema COFECI/CRECI, o CONFEA e o Sindimóveis precisam sempre ser consultados quando algum tema envolver o Cadastro Imobiliário, pois são entidades capacitadas para atua na avaliação de loteamentos, casas, apartamentos, edifícios e prédios comerciais.

 

CAMPANHAS

 

Nos últimos meses, a diretoria do CRECI-MA também tem investindo em campanhas junto à categoria para valorizar ainda mais o profissional do ramo imobiliário e combater o exercício ilegal da profissão, praticado por falsos corretores e alguns porteiros, síndicos e zeladores de condomínios  em São Luís que realizam transações imobiliárias sem credenciamento e, às vezes, lesando financeiramente consumidores incautos.

 

 

Para ampliar ainda mais o trabalho da fiscalização do CRECI-MA, a diretoria prepara para os  próximos dias a implantação de delegacias  regionais do Conselho em municípios que não contam com esse dispositivo. Já estão confirmadas as inaugurações das Delegacias de Timom (que ficará responsável por nove municípios)  e Santa Inês (que abrangerá 11 cidades) e que vão se juntar às Delegacias de Balsas (que responde por oito cidades), e a de Imperatriz (dez municípios) no combate aos corretores ilegais.

 

“Além disso, vamos nomear delegados e subdelegados nas cidades que não contam ainda com as delegacias regionais do CRECI-MA. Assim, os nomeados serão uma extensão do Conselho no município onde estiver e vão passar informações dessas localidades para a sede principal, em São Luís, para que tenhamos uma fiscalização mais presente e com eficácia nas ações de combate à ilegalidade dos falsos corretores e, assim, proteger a sociedade e a própria categoria”, informa Assis Cordeiro.

 

As ações pontuais do CRECI-MA para valorização da carreira de corretor de imóveis também vai envolver a educação continuada, com a promoção de cursos de capacitação e qualificação; fortalecimento da parte administrativa do Conselho, com ações mais abrangentes do setor de Fiscalização, melhoramento da estrutura administrativa da sede e das delegacias regionais da entidade e ampliação dos convênios com empresas e instituições para oferecer aos Corretores  de Imóveis.

 

A entidade também vem desenvolvendo campanhas de cunho social, com ajuda humanitária às entidades filantrópicas, como asilos e casas que abrigam crianças. O CRECI também deve promover eventos esportivos, como o primeiro torneio de futebol da categoria e ainda um concurso para a escolha da mais bela corretora de imóveis. Para 2020, a diretoria do Conselho pretende lançar em grande estilo Troféu Colibri, premiação que já ocorre em outros Creci’s país a fora.

Deixe um comentário