Comércio concentra a maioria das contratações de pessoas com deficiência no Maranhão  

Compartilhar

 

Foto: Divulgação

No Maranhão, 52,52% das vagas obrigatórias pela legislação para contratação de pessoas com deficiência (PcDs) estão preenchidas. E segundo, a Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão (SRT-MA), a principal atividade em que essas pessoas estão empregadas é o comércio.

Para sensibilizar as empresas a contratar mais, um evento na sede do Sine, em São Luís, dia 29, marcará o ápice da campanha do Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Maranhão. Das 8h às 14 h serão oferecidos serviços de cadastramento de PcDs, atualização de cadastro e encaminhamentos para vagas de emprego, além de emissão de carteiras de trabalho e de documento de identidade (RG), ouvidoria e defensoria pública.

Em 1º de agosto, a Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão (SRT-MA), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Economia Solidária, deu início à preparação para o Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência, com a realização de um evento de sensibilização do qual participaram 30 empresas.

Na oportunidade, servidores da SRT-MA, do Sine, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do INSS fizeram palestras, e representantes de empresas contratantes de PcDs e pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho deram seus depoimentos.

As empresas que espontaneamente aderiram à programação do Dia D participaram de entrevistas prévias nos dias 21, 23 e 25 de agosto, para iniciar o seu processo de seleção. As prévias contaram com a participação de 12 empresas, resultando em 150 encaminhamentos para processo de seleção.

As pessoas com deficiência e as empresas interessadas em participar do Dia D devem procurar a agência do Sine localizada no centro de São Luís (Rua do Sol, 191, próximo ao Teatro Arthur Azevedo), até o dia 25 deste mês.

Deixe um comentário