Porto do Itaqui recebe equipes da Sagrima e da Apex-Brasil

Compartilhar

Comitiva da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) visitaram o Porto do Itaqui na quinta-feira (27). O presidente do porto público do Maranhão, Ted Lago, recepcionou o grupo, acompanhado do diretor de Relações Institucionais, Marcelo Coelho.

Participaram da visita, a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Fabiana Vilar Rodrigues, acompanhada pelo subsecretário José Sérgio Delmiro Vale e demais integrantes de sua equipe técnica; o deputado estadual Hélio Soares (PR-MA) e o gerente de Agronegócios da Apex-Brasil, Alberto Bicca.

Entre as atribuições do governador Flávio Dino à gestão da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) está a integração das cadeias produtivas com a finalidade de incluir esses setores na matriz de cargas para exportação pelo porto público do Maranhão. Dentro dessa perspectiva, Ted Lago destaca a importância de integrar os pequenos e médios produtores nessa matriz.

Foto: Divulgação

“Nós temos trabalhado, em conjunto com demais órgãos, o fortalecimento da cadeia da carne, o que já resultou em embarques de bois vivos; das frutas e de outros produtos maranhenses com potencial para exportação e atração para o mercado internacional. Encontros como este são uma forma de promover a aproximação das equipes técnicas para que possamos, com grupos de trabalho específicos, fomentar novas cadeias produtivas para o Maranhão. O Porto do Itaqui está pronto para alavancar esse mercado”, afirmou Ted Lago.

A secretária Fabiana Vilar destacou o modelo de gestão do Porto do Itaqui. “Fiquei maravilhada com a administração pública em curso aqui. Quero voltar para conhecer mais e participar mais ativamente do crescimento das exportações das cadeias produtivas de frutas e de carne, que são o foco de nosso trabalho atualmente. Nossa equipe está motivada para que, num breve futuro, estejamos juntos celebrando o embarque de contêineres”, afirmou.

Para o deputado Hélio Soares, a visita ao Itaqui fortalece o grupo para trabalhar pelo aumento da produção no Maranhão. “Para nós, que integramos um colegiado com o compromisso de implantação das políticas públicas e a transformação do nosso Maranhão, vale a pena conhecer os avanços do nosso estado. Esse porto, dotado de uma infraestrutura grandiosa, uma das primeiras do Norte e Nordeste”, disse.

Com o embarque de bois vivos, iniciado em 2015, o Porto do Itaqui inaugurou uma nova linha de operação que exportou mais de 11 mil cabeças de gado maranhense para o Líbano e Venezuela. A operação gerou recursos na ordem de R$ 42 milhões para pequenos e médios produtores do Maranhão, apenas no primeiro quadrimestre de 2016.

A Emap vem investindo em melhorias da infraestrutura portuária e atraindo investimentos privados com foco na geração de emprego e desenvolvimento do estado. Para atender a demanda gerada pelo adensamento dessas cadeias produtivas, foi entregue no final de 2017 um pátio para armazenagem de contêineres e cargas gerais em uma área de 20.250 m². A estrutura tem capacidade para movimentação de 1.341 TEUS e foi equipada com tomadas poder receber contêineres refrigerados.

Deixe um comentário