A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), gestora do Porto do Itaqui, obteve sucesso na certificação pela ISO 14000:2015, com reconhecimento internacional, que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (11), no encerramento da auditoria.
“Esse resultado é a etapa final do que vimos construindo juntos desde que o governador Flávio Dino nos confiou a missão de fazer do Itaqui referência em gestão, contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão. O objetivo não é ter um quadro na parede, mas um processo de aprendizagem permanente voltado ao cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. Sinto-me honrado por estar vivendo esse momento ao lado desta equipe tão competente e especial”, afirmou o presidente da EMAP, Ted Lago.
Para obter a certificação, a empresa precisa comprovar, por meio de documentação, controles e registros, que está comprometida com o seu Sistema de Gestão. Um dos pontos importantes no trabalho que a EMAP realizou para obtenção da ISO 14000:2015 foi garantir que colaboradores, terceirizados e parceiros da EMAP saibam quais são os objetivos e metas do meio ambiente e sua relação com a rotina da empresa.
A norma foi criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões mais relevantes de seu negócio. “Esse resultado é fruto de um envolvimento de todos os setores da empresa e para nós significa um grande aprendizado”, disse a gestora de Meio Ambiente da EMAP, Gabriela Heckler.
Ao anunciar a recomendação, os auditores Renato Anselmo e Leonardo Bitencourt, da QMS Certification Services (organismo internacional de certificação), destacaram os itens mais relevantes para a certificação da EMAP: tecnologia do Centro de Controle Operacional da EMAP, a implementação de tecnologia para controle ambiental (moegas), a conscientização e o comprometimento da equipe com o sistema de gestão ambiental; o registro e análise crítica dos simulados de planos de emergências ambientais; e o treinamento de ambientação PROAP (Programa de Ambientação do Porto do Itaqui), realizado semanalmente com todos os prestadores de serviço que atuam no porto organizado.
POLÍTICA DA EMAP