Maranhão colherá 2.050 milhões de toneladas de cana-de-açúcar

Compartilhar

Área plantada de cana-de-açúcar no estado é estimada pela Conab em 38,5 mil hectares

O Maranhão, que terá uma safra de grãos (milho, arroz, feição algodão e soja) recorde de 4,7 milhões de toneladas de grãos, também será destaque na produção de cana-de-açúcar. O segundo levantamento acerca dessa cultura, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela que o estado colherá 2.050 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, aumento de 11,3% em relação à safra anterior.

Na atual safra, os produtores de cana-de-açúcar no Maranhão estão cultivando uma área plantada de 38,5 mil hectares, com produtividade estimada de 53.287 kg/ha. De acordo com a Conab, diferentemente da safra 2016/17, as expectativas quanto ao desenvolvimento das lavouras para essa safra são muito boas, já que praticamente não houve problemas de escassez pluviométrica. Até o presente levantamento as chuvas se mostraram regulares e bem distribuídas.

O plantio da cana no estado é predominantemente realizado em abril, maio e junho, no entanto, como as unidades de produção realizam a moagem de forma escalonada, além das cultivares apresentarem níveis de maturação diferentes, o plantio se estende nos meses seguintes.

Para essa safra, as unidades de produção do Maranhão destinarão 7,8% de todo o açúcar total recuperável (ATR) para a fabricação de açúcar, produzindo 19,7 mil toneladas do produto.

O etanol anidro (aquele misturado à gasolina) deverá ser responsável pelo consumo de 79,5% do ATR total, para a produção de 120,2 milhões de litros. O restante de ATR, cerca de 12,7%, será destinado à produção de 20,05 milhões de litros de etanol hidratado (etanol comum vendido nos postos).

Brasil

No país, a produção de cana-de-açúcar, estimada para a safra 2017/18, é de 646,4 milhões de toneladas, redução de 1,7% em relação à safra anterior. A área a ser colhida está estimada em 8,77 milhões de hectares, queda de 3,1%, se comparada com a safra 2016/17.

A produção de açúcar deverá atingir 39,39 milhões de toneladas, aumento de 1,8% ao produzido na safra 2016/17, continuando favorecida pela conjuntura favorável. A produção de etanol ser de 26,12 bilhões de litros, redução de apenas 6,1% em razão da preferência pela produção de açúcar.

Deixe um comentário