Lançado oficialmente o Projeto Luzes de Alcântara

Compartilhar

Em meio às comemorações da Festa do Divino, principal evento cultural da cidade de Alcântara, no último sábado (19.05), a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), lançou oficialmente o Projeto Luzes de Alcântara, com a entrega da nova iluminação da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Com o investimento de 1,2 milhão, o projeto vai beneficiar diferentes áreas da cidade, promovendo uma melhor e mais econômica iluminação, acarretando melhoria nos níveis de segurança da própria população e dos milhares de turistas que visitam Alcântara anualmente. Além disso, haverá redução na conta de energia elétrica do Município, em virtude da instalação de lâmpadas e reatores de menor potência e maior eficiência. Outra melhoria é em relação ao nível de iluminação que aumentará pela utilização das lâmpadas LED, acarretando uma sensível melhoria nos níveis de segurança.

O projeto ainda viabilizará a padronização do sistema de Iluminação Pública, que facilitará o gerenciamento e, racionalizará o processo de aquisição de novos equipamentos de reposição. O prazo de conclusão do projeto de modernização nos demais pontos da cidade é de seis meses, finalizando ainda este ano.

Para o presidente da Cemar Augusto Dantas: “A indicação da cidade de Alcântara para ser a primeira cidade do Maranhão a receber este projeto se deu em virtude de todo potencial turístico que a cidade tem e, que agora brilhará ainda mais, pois essa revitalização vai trazer uma redução de aproximadamente 40 mil reais para o município, e tudo será feito em prol da população e com intuito de atrair mais o turismo e desenvolvimento para o local”, disse ele.

No evento, a Cemar apresentou o detalhamento do projeto e seus benefícios para a população, em seguida várias apresentações culturais da cidade se apresentaram, finalizando com a bênção do padre William, da Igreja Nossa Senhora do Carmo. Ele comentou durante a cerimônia que é uma felicidade para a população de Alcântara, e que, assim como a instalação dos refletores na Igreja, que proporciona um ambiente mais seguro e luminoso para as celebrações, também espera que o município sinta os efeitos desse projeto de revitalização.

Também marcaram presença no evento o superintendente do IPHAN no Maranhão Maurício Itapary, que falou sobre a parceria que ajuda na preservação do patrimônio público e, o prefeito da cidade, Anderson Wilker Araújo, que falou sobre os benefícios que o projeto trará para Alcântara, no âmbito do turismo e econômico.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi o primeiro monumento a receber o projeto, que também iluminará outros pontos históricos da cidade (Praça da Matriz, Pelourinho, Igreja dos Sinos  e Sede da Prefeitura). A conclusão do Projeto Luzes de Alcântara está prevista para acontecer até o mês de dezembro deste ano.

Deixe um comentário