Investimentos para revitalização de espaços públicos, incentivos ao setor empresarial, promoção de eventos culturais e ações de infraestrutura urbana deram impulso ao setor turístico do Maranhão que, por sua vez, se consolidou como roteiro viável para o lazer e o turismo de negócios.
Dentre as ações, pode-se citar a redução de 25% para 17% da alíquota de querosene para as companhias aéreas que operam no estado. A medida manteve voos, aumentou oferta de assentos e criou novas rotas. Os aeroportos maranhenses são palco de ações culturais como boas vindas a turistas, em épocas festivas como férias, Carnaval e Festas Juninas. A publicidade do Maranhão nos principais aeroportos do País, retomada de mercados estratégicos como o Sul brasileiro; campanhas de incentivo de vendas e road shows; realização de famtours com grandes operadoras e companhias aéreas -, divulgação em revistas nacionais e fampress com blogueiros; press trips com veículos especializados de grande circulação nacional, além das opções de lazer do ‘Mais Cultura e Turismo’ nas férias foram outras ações para fortalecer o turismo local.
Paralelamente, o Maranhão foi amplamente divulgado como destino por meio da participação em 15 feiras de Turismo, sendo duas internacionais – Berlin e Londres. Na infraestrutura, o Governo anunciou obras para as estradas de acesso a cidades turísticas, a exemplo da que liga Paulino Neves e Barreirinhas, facilitando acesso aos Lençóis Maranhenses, e a estrada para Santo Amaro, que valoriza a Rota das Emoções. Além dessas obras, em abril de 2017, o governador assinou ordens de serviço para a recuperação das vias de acesso à Cardosa e ao Santo Antônio, além de mais uma fase do programa Mais Asfalto. Também houve a reforma e reparos em equipamentos culturais como teatros, museus e praças.
Recentemente, o município de Barreirinhas também ganhou um grupamento da Companhia de Polícia Militar de Turismo (CPTur) para dar mais tranquilidade a visitantes e moradores. Em andamento estão as obras da estrada entre Barreirinhas e Paulino Neves e o ‘Mais Asfalto’, presente com a pavimentação de estradas entre as cidades Paulino Neves, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, além da construção do aeroporto, que está com mais da metade da obra pronta.
Promoção do turismo em números
- 13 feiras nacionais
- 2 feiras internacionais
- Cerca de 1000 agentes de viagens capacitados