Inscrições Pronatec Turismo 2018: mais de 200 mil vagas para cursos

Compartilhar

Nova fase do Pronatec vai distribuir 200 mil vagas para cursos profissionalizantes grátis EAD.

Você quer se qualificar para o mercado de trabalho? Pois saiba que o Pronatec Turismo 2018 acabou de lançar oportunidades. Em sua nova edição, a iniciativa espera preencher mais de 200 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. Confira mais informações sobre os títulos disponíveis e veja como se inscrever.

 O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em outubro de 2011, durante o governo de Dilma Rousseff. Desde o início ele procurou democratizar o acesso à educação profissional e tecnológica no Brasil. Só nos primeiros quatro anos, a iniciativa ajudou cerca de 8 milhões de pessoas.

Recepcionista é uma das opções de cursos profissionalizantes EAD do Pronatec. (Foto: Divulgação)

Em parceria com os Ministérios do Turismo e da Educação, o Pronatec resolveu criar cursos gratuitos focados nas necessidades do setor turístico. O principal objetivo é capacitar mão de obra para atender aos turistas da melhor forma possível. Além de adquirir uma formação de qualidade, cada participante do Pronatec Turismo também tem direito a um auxílio estudantil.

Cursos gratuitos Pronatec Turismo 2018

Os cursos gratuitos Pronatec Turismo 2018 possuem carga horária que varia de 160h a 300h. Ao final da formação, cada aluno recebe um diploma, que tem reconhecimento junto ao mercado de trabalho e aumenta as chances de conseguir um emprego.

Os novos cursos do Pronatec Turismo pertencem à modalidade a distância, portanto, os alunos contam com mais flexibilidade de horário e de local para estudar. Todo o conteúdo das aulas fica disponível em um ambiente virtual de aprendizagem.

Fazer um curso do Pronatec é recomendado tanto para quem busca emprego como também para quem busca aperfeiçoamento. Um taxista, que deseja atender melhor os seus passageiros, pode fazer um curso grátis de inglês básico para saber como se comportar nas conversas.

Nesta edição do Pronatec Oferta Voluntária, há 207.375 vagas abertas para 24 cursos a distância. A idade mínima para participar das aulas é 15 anos. Entre as principais formações, vale destacar:

  • Inglês Básico
  • Espanhol Básico
  • Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  • Recepcionista
  • Mensageiro

Existem muitos outros cursos Pronatec EAD que não pertencem necessariamente à área de turismo. Entre eles, vale destacar: agente de microcrédito, produtor de cerveja, assistente administrativo, assistente de logística, cuidador de idoso, agente comunitário de saúde, cuidador infantil, desenhista de construção civil, auxiliar de saúde bucal, entre outros.

Quando o curso profissionalizante chegar ao fim, a instituição de ensino responsável tem até 30 dias para emitir um certificado de conclusão para o aluno.

Inscrições abertas

O prazo para se inscrever no programa segue aberto de 19 de fevereiro a 19 de março de 2018. Os interessados devem acessar o site Meu Cadastro Sistec e fazer uma pesquisa por cursos de “FIC” na modalidade educacional de “educação a distância”. Em seguida, é necessário escolher um dos itens da lista de resultados e clicar no botão “inscreva-se”.

A inscrição no Pronatec Turismo 2018 requer o preenchimento de um pequeno formulário, que solicita CPF, e-mail, telefone de contato e escolaridade.

A validação da matrícula estará disponível a partir do dia 26 de março. Vale lembrar que cada curso tem a sua data de início e término.

E aí? Restou alguma dúvida com relação às inscrições Pronatec Turismo 2018? Deixe um comentário.

Deixe um comentário