O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga às 14h desta quarta-feira (20), no auditório da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), no Calhau, detalhes das atividades do Censo Agropecuário 2017 no Maranhão, cuja coleta de dados da pesquisa tem início no dia 1º de outubro e se estenderá até o primeiro semestre de 2018.
Na ocasião, Antônio Carlos Simões Florido, gerente técnico do Censo Agropecuário do IBGE, destacará a importância do trabalho para o desenvolvimento econômico não apenas do Maranhão, mas de todo o Brasil. Representantes dos governos estadual e municipal, além de outras autoridades, também estarão presentes.
O Censo Agropecuário é o principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola de todo o país. Para facilitar os trabalhos, o Maranhão foi dividido em 39 subáreas, nas quais existem 51 postos de coletas, onde os 921 recenseadores trabalharão para o levantamento dos dados.
A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura; extração vegetal; silvicultura; criação de animais de grande, médio e pequeno porte; aquicultura; criação de abelhas; criação de bicho-da-seda; beneficiamento e transformação de produtos agropecuários; entre outras informações do setor rural.