Federação do Comércio do Maranhão comemora 64 anos de fundação

Compartilhar

Foto: Divulgação

Referência para a classe produtiva e mais de seis décadas, a entidade trabalha pela proteção, orientação e apoio às atividades empresariais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão

Sede moderna da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão, localizada na Avenida dos Holandeses

Uma das principais instituições no estado de representação e defesa da classe patronal, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio) comemorou 64 anos de fundação. A entidade foi criada em 26 de agosto de 1953, a partir da iniciativa de cinco sindicatos patronais, e reconhecida pelo Ministério do Trabalho com a expedição da Carta de Reconhecimento em 18 de setembro do mesmo ano.

Trabalhando pela proteção, orientação e apoio às atividades empresariais, com a realização de pesquisas econômicas, debates, cursos, representação em conselhos e órgãos, participação em feiras, congressos e outros eventos, a entidade vem expandindo ao longo dos anos a sua atuação, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio maranhense.

Atualmente com 19 sindicatos patronais filiados, a entidade reúne milhares de empresas dos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo do estado, e neste ano, pretende entregar mais um espaço comercial para São Luís, o Centro Comercial Fecomércio.

“No ano passado, a inauguração da nova sede da Fecomércio marcou o aniversário da instituição. Para este ano, concluímos o nosso Centro Comercial, que será inaugurado nos próximos meses e completará mais uma etapa da nossa longa história de desenvolvimento, com o objetivo de oferecer o melhor serviço para os empresários e toda a sociedade maranhense”, lembrou o presidente em exercício da Federação do Comércio, Marcelino Ramos Araújo.

Acompanhando o progresso econômico e comercial do estado, o novo empreendimento da Federação do Comérciofoi projetado para oferecer a autossustentação financeira da entidade e, assim, ampliar as ações e atividade em prol do empresariado. “Localizado na Avenida dos Holandeses, o projeto comercial será uma nova alternativa de comércio e lazer, oferecendo um espaço moderno, seguro, confortável para empresários e consumidores da nossa cidade”, completou Marcelino Araújo.

Além disso, a preocupação com o bem estar social é um dos requisitos do Sistema Fecomércio, que possui como braços sociais o Serviço Social do Comércio (Sesc) e oServiço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que atuam na prestação de serviço aos empresários do comércio, assim como aos comerciários.

Mais

História da entidade

A Fecomércio-MA nasceu a partir da iniciativa de cinco sindicatos patronais: Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de São Luís, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Luís, Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís, Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Luís e Sindicato de Hotéis e Similares de São Luís.

No ano de fundação, a entidade ocupou o primeiro andar do Edifício Palácio do Comércio, antigo Hotel Central, cedido pela Associação Comercial do Maranhão. No final de 1980 foi inaugurada a primeira sede própria localizada à Rua do Outeiro (Centro), e em 2016, a instituição se mudoupara o atual endereço, um edifício na Avenida dos Holandeses, que integra as administrações da Fecomércio, Sesc e Senac.

Deixe um comentário