BRK comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhar

Também conhecido como os 3 Rs da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), são ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente. Esse tema foi escolhido pela BRK Ambiental através da sugestão de um de seus funcionários, Clodoilto Ribeiro.

Com uma ação no Shopping Pátio Norte, a concessionária de água e esgoto de São José de Ribamar e Paço do Lumiar comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente de forma lúdica, levando o tema às crianças de diversas escolas dos dois municípios.

“Adotando estas práticas, é possível diminuir o custo de vida, além de favorecer o desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente.”, revela Clodoilto Ribeiro da BRK Ambiental, certo de que sua ideia para divulgar os 3Rs vai  ajudar a sensibilizar o maior número de pessoas possível para esse tema tão latente e importante.

 

OS 3Rs

Dicas para Reduzir:

Se prestarmos atenção, perceberemos que adquirimos muitas coisas que não precisamos ou que usamos poucas vezes. Reduzir significa comprar bens e serviços de acordo com nossas necessidades para evitar desperdícios. O consumo consciente é importante não só para o bom funcionamento das finanças domésticas como também para o Meio Ambiente. O uso racional da água, a economia de energia e a economia de combustíveis:

Dicas para Reutilizar

Jogamos muitas coisas no lixo que poderiam ser reutilizadas para outros fins. Tudo que é fabricado necessita do uso de energia e matéria-prima. Ao jogarmos algo no lixo, estamos também desperdiçando a energia que foi usada na fabricação, o combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.

Algumas ações de reutilização: uma roupa rasgada pode ser transformada em outra peça; computadores, impressoras e monitores podem ser doados para entidades sociais; potes e garrafas de plástico podem ser transformados em vasos de plantas, a água usada para lavar roupa pode ser reutilizada para lavar o quintal ou o carro, com criatividade e embalagens, palitos e potes de plástico é possível criar vários brinquedos interessantes.

Dicas para Reciclar

A reciclagem é quase uma obrigação nos dias de hoje. O primeiro passo é separar o lixo reciclável (plástico, metais, vidro, papel) do lixo orgânico. O reciclável deve ser encaminhado para empresas ou cooperativas de trabalhadores de reciclagem, pois serão transformados novamente em matéria-prima para voltar ao ciclo produtivo. Além de gerar renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem, é uma atitude que alivia o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.

Deixe um comentário