Quem gosta de entregar a declaração do imposto de renda logo nos primeiros dias já deve estar de cabelo em pé por não ter recebido ainda os informes de rendimentos. Eu por exemplo não recebi nenhum até o momento. Pode ser um atraso dos correios ou das próprias instituições financeiras. A multa aplicada pela Receita Federal é de cerca de 43 reais para cada documento em atraso, mesmo com um valor tão alto de punição, os atrasos são frequentes. Mas não se preocupe, você poderá consultar os informes de rendimentos 2018 online.
Estamos em plena era digital e devemos questionar a real necessidade de receber aquela papelada na nossa residência. Além dos altos custos com correspondência, papel e impressora, temos que pensar também no meio ambiente. E dito isso, a melhor forma é mesmo a consulta online das informações. Irei então orientar o leitor a consultar os seus proventos e posições acionárias através dos sites das três principais escrituradoras do mercado (Itaú, Bradesco e BB).
Comprovantes para o IRPF 2018
Os comprovantes ou informes para o imposto de renda 2018 devem ser reunidos antes do início da elaboração da declaração e armazenados em local seguro após entrega da declaração à Receita. É aconselhável guardar estes documentos por um prazo de 5 anos a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração, já que durante esse período a Receita pode convocar o contribuinte para prestar esclarecimentos. Os principais documentos são:
Comprovantes de Despesas Médicas
Não há limites para a dedução de despesas médicas no imposto de renda 2018, mas as mesmas devem possuir comprovantes para que possam ser lançadas no programa do imposto de renda. Os documentos devem apresentar a razão social da empresa ou o nome do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, o nome completo do paciente e o valor.
Comprovantes de Gastos com Educação
Os gastos com educação no imposto de renda 2018 devem ser comprovados com documentos que detalham os pagamentos feitos. Deve se certificar de que eles contêm o nome e o CNPJ da instituição de ensino. Lembrando que neste ano de 2018 o limite de dedução para gastos com educação continua a ser de 3.561,50 reais por contribuinte e por dependente.
Comprovantes de Aluguéis
Os aluguéis pagos e recebidos também devem ser comprovados pelo contribuinte no imposto de renda 2018. Se o inquilino for pessoa física e os pagamentos foram feitos diretamente ao proprietário, sem o intermédio de imobiliárias, a comprovação é feita com os recibos dos depósitos bancários. Se houver uma imobiliária a mesma pode fornecer um histórico dos aluguéis aos clientes. Também é possível pedir uma cópia do documento que a imobiliária entrega à Receita, a DIMOB. Se o inquilino seja pessoa jurídica, ele é responsável por entregar o informe de rendimentos para o proprietário, uma vez que é ele quem deve recolher o Imposto de Renda.
Comprovantes de Recebimento de Salários, Aposentadoria e Pensão
Estes comprovantes devem trazer informações sobre os rendimentos, contribuições ao INSS, Imposto de Renda Retido na Fonte, eventuais contribuições à previdência privada e coparticipação em plano de saúde corporativo.
Informe de Rendimentos de Bancos
Os bancos disponibilizam os informes pela internet. Quem não tem acesso ao internet banking pode obter os informes em caixas eletrônicos. Se o vínculo com a instituição financeira foi encerrado em 2017, você deverá comparecer a uma das agências do banco para obter o informe de rendimentos relativo ao período em que ainda era correntista.
Informe de Rendimentos de Corretoras e Bolsa de Valores
Assim como os bancos, as corretoras corretoras precisam informar os clientes sobre rendimentos, saldo em conta, posições acionárias, etc. Estes documentos podem ser obtidos nos sites das próprias corretoras. A Bolsa de Valores também deve disponibilizar informes de rendimentos relativos a 2017.
Como Consultar o Informe de Rendimentos de Ações?
Para quem não sabe, escrituração é o serviço de guarda de suas ações. O escriturador é a instituição contratada pela empresa que tem ações negociadas em bolsa para realizar a guarda, atualização, coordenação de eventos corporativos, pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio, além de também realizar o atendimento a acionistas.
Observação: Tenho conta nos três bancos listados e por isto foi fácil conseguir os informes através dos home bankings. Para quem não tem conta no banco, não sei informar o procedimento, sugiro ligar para o banco para conhecer os passos.
Como Consultar Informe de Rendimentos Itaú
Para consultar o informe de rendimentos Itaú 2018, acesse o internet banking do banco Itaú e na caixa de pesquisa digite informe e mande pesquisar. Será exibida a seguinte tela:
Na tela acima selecione Informe de Rendimentos Financeiros. Em seguida a seguinte tela foi apresentada:
Nesta tela o acionista poderá escolher a ação desejada no campo Nome da Empresa. A título de exemplo, selecionei a empresa SLC Agrícola S/A. Ao escolher esta empresa o seguinte informa de rendimentos e posição acionária foi gerado:
Como Consultar Informe de Rendimentos Bradesco
Para consultar o informe de rendimentos no Bradesco para o imposto de renda 2018, você deverá selecionar a opção Home Broker no home banking.
Será exibida a janela do Home Broker. Nesta janela clique em Ativos Escriturais.
Em seguida será exibida a seguinte tela.
Na tela acima clique em Consulta Informe de Rendimentos – 2a Via. Será exibida a seguinte tela.
Na tela acima entre com o ano base desejado e em seguida clique em Buscar. Serão então exibidos os ativos escriturados.
Selecione então o ativo desejado. Abaixo um exemplo de informe de rendimentos.
Como Consultar Informe de Rendimentos Banco do Brasil
Para consultar o informe de rendimentos no Banco do Brasil para o imposto de renda 2018 você deverá selecionar a opção Conta-corrente no home banking e em seguida a opção Rendimentos de Ações.
Em seguida você deverá selecionar a empresa deseja.
É possível também consultar informe de rendimentos de FIIs do BB.
Como Consultar Informe de Rendimentos de Bancos?
Os informes de rendimentos são necessários para que o contribuinte preencha sua declaração de imposto de renda e prove seus ganhos perante a Receita Federal. Neste ano, as instituições devem entregá-los até o dia 28 de fevereiro. Porém, eles nem sempre são entregues voluntariamente. Às vezes é preciso solicitá-los e, em alguns casos, sua entrega sequer é obrigatória.
Os bancos deverão enviar um informe de rendimentos, contendo, por exemplo, os valores depositados na conta-corrente e na poupança, bem como os rendimentos da caderneta. Estarão discriminados, ainda, valores recebidos pelo seguro em caso de sinistro, títulos de capitalização, além de saldos e rendimentos de aplicações financeiras (como CDBs, Letras de Crédito Imobiliário e outros títulos).
Os bancos não são obrigados a enviar pelo correio o informe de rendimentos. Eles podem disponibilizar o informe nos meios eletrônicos: internet ou caixas de autoatendimento. Mas se o cliente solicitar o papel, ele poderá obter. O banco é obrigado a fornecer esse informe em papel. Os bancos não usam emails para enviar os informes de rendimento: Se você receber um e-mail de informe de rendimentos, delete-o. Os bancos, por questão de segurança, não comunicam via e-mail.
Informe de Rendimentos da Caixa Econômica Federal 2018
É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos na Caixa Econômica Federal em 2017.
Para consultar o informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal 2018, acesse o internet banking da Caixa e clique no ícone Minha Conta como mostra a figura abaixo:
Em seguida clique na opção Informe de Rendimentos conforme mostrado na figura abaixo:
Em seguida clique na opção Continuar conforme mostrado na figura abaixo:
O informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal será apresentado conforme mostrado na figura abaixo:
Informe de Rendimentos BB 2018
É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Banco do Brasil é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Banco do Brasil em 2017.
Para consultar o informe de rendimentos Banco do Brasil 2018, acesse o internet banking do Banco do Brasil e na caixa de pesquisa digite: Informe Imposto de Renda – Rendimentos como mostra a figura abaixo:
Em seguida selecione o ano base 2017. Na figura abaixo é apresentado o ano base 2016 mas o procedimento é o mesmo.
Informe de Rendimentos Itaú 2018
É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Itaú é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Itaú em 2017.
Para consultar o informe de rendimentos Itaú 2018, acesse o internet banking do banco Itaú e na caixa de pesquisa digite informe e mande pesquisar. Será exibida a seguinte tela:
Na tela acima selecione o informe de rendimentos desejado. Eu selecionei Informe de Rendimentos Financeiros. Em seguida a seguinte tela foi apresentada:
Na tela acima selecione o informe de rendimentos desejado. Eu cliquei em Rendimentos Financeiros. A seguinte tela foi apresentada:
Informe de Rendimentos Bradesco 2018
É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Bradesco é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Bradesco taú em 2017.
Para consultar o informe de rendimentos Bradesco 2018, acesse o internet banking do banco Bradesco e na caixa de pesquisa digite: informe de rendimentos como mostra a figura abaixo:
Você deverá escolher a opção desejada conforme mostrado na figura a seguir:
Escolhendo a opção “Outros Serviços – Documentos: Informe de Rendimentos – IRPF” será exibida a seguinte página:
Escolhendo o ano-calendário 2017 consolidado por CPF será exibida a seguinte página:
Informe de Rendimentos Santander 2018
É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Santander é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Santander em 2017.
Para consultar o informe de rendimentos Santander 2018, acesse o internet banking do Santander e clique em Utilidades:
Em seguida clique em Informe de Rendimentos 2018:
Será apresentada a seguinte tela de consulta:
Veja a seguir um exemplo de informe de rendimentos do Santander:
Extrato INSS 2018
Se você é aposentado ou pensionista, o Extrato do INSS é o documento que comprova o recebimento do seu benefício. Nesse documento estão sempre detalhados os valores do benefício, eventuais descontos ou bônus e, a data de recebimento dos valores. Trata-se de um documento muito importante para o beneficiário que pode comprovar o recebimento e arquivar para futuras consultas.
O Extrato do INSS para o Imposto de Renda 2018 é um documento emitido pela Previdência Social que comprova que uma determinada pessoa recebeu o seu beneficio. Através deste informe de rendimentos será possível realizar a declaração do imposto de renda 2018.
Os beneficiários da Previdência Social já podem consultar o extrato de imposto de renda 2018, que é o documento utilizado base para o preenchimento da declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF), ano base 2017.
Para consultar o extrato, o aposentado ou pensionista deve acessar o portal da Previdência Social, informar o ano base (2017), número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha.
O procedimento de consulta pela internet é bem simples e facilita a vida de quem não pode se deslocar até uma agência. Para consultar o Extrato INSS para o Imposto de Renda 2018 por meio da internet deverá acessar este link.
O sistema irá pedir para que você informe os seguintes dados:
- Ano calendário: 2017;
- Número do beneficio: deve ser informado sem pontos e barras, ou seja, somente os algarismos;
- Data de nascimento: deve ser informado no seguinte modelo XX/XX/XXXX;
- Nome do beneficiário e CPF: sem a utilização de traços, pontos ou barras;
- Código de segurança da página: fornecido aleatoriamente pelo próprio sistema.
Ao final, você deverá clicar sobre o botão Consulta para ter acesso à área restrita de informações sobre o seu beneficio. Agora que você possui as informações desejadas na tela do seu computador é só imprimir para poder anexar junto aos demais documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda 2018.
Saiba o Que a Receita Sabe de Você!
Com utilização de tecnologia no estado da arte e com a possibilidade de cruzar e analisar informações das mais diferentes fontes, a Receita Federal possui mecanismos de detectar se o contribuinte está declarando a verdade ou não no imposto de renda.
Muitas das informações que serão declaradas na DIRPF 2017 já chegou à conhecimento da Receita Federal por meio de alguma outra declaração. Empresas, bancos, clínicas, administradoras de cartão de crédito, dentre outras, já tiveram em algum momento que enviar declarações diversas ao fisco relatando assim grande parte dos seus rendimentos e gastos no ano anterior.
Este é um dos motivos pela qual não adianta tentar levar alguma vantagem da declaração. Em tempos passados isto era até possível, mas hoje em dia o cerco está cada vez mais fechado.
A Receita Sabe o Que você Recebeu
DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte: A principal declaração utilizada pela Receita Federal, a DIRF é a declaração feita pela fonte pagadora com o objetivo de informar ao Fisco os rendimentos pagos aos contribuintes. É esta declaração que as empresas geralmente entregam até o final de fevereiro para poder disponibilizar aos seus funcionários os Informes de Rendimentos.
A Receita Conhece suas Movimentações Bancárias
DIMOF – Declaração de Informações Sobre Movimentação Financeira: Apesar de não compor valor para pagamento de imposto, os informes de rendimentos financeiros fornecidos pelos bancos servem para justificar a variação do patrimônio do contribuinte. E é com a ajuda da DIMOF que a Receita Federal consegue apurar se o que o contribuinte informou na sua declaração faz mesmo sentido com o que ele anda movimentando na sua conta. Quando um correntista movimenta mais de 5 mil reais no semestre, Bancos, Cooperativas de Crédito, Associações de Poupança e Empréstimo e Corretoras devem enviar a DIMOF para a Receita Federal.
A Receita Conhece Suas Compras a Crédito
DECRED – Declaração de operações com cartão de crédito: As operadoras de cartões de crédito também devem prestar informações à Receita Federal a cada mês que o valor da fatura do cartão de crédito do contribuinte ultrapasse 5 mil reais.
A Receita Sabe Quase Tudo de Você
- O que você ganhou em seu trabalho no ano passado: salário, férias, 13º, etc são informações que a Receita possui em detalhes.
- Suas movimentações bancárias: se no prazo de 6 meses você movimentou na sua conta ao menos 5 mil reais, a Receita Federal já sabe quais foram suas operações de débito, crédito, empréstimos, etc.
- O quanto você gastou com seu cartão de crédito: se gastou mais de 5 mil reais com cartão de crédito sua fatura vai estar em cópia para a Receita Federal.
- O que você gastou com saúde: seja convênio, clínicas particulares, médicos ou dentistas, todos eles precisaram avisar a Receita que receberam dinheiro de você.
- Se você comprou, vendeu, ou recebeu dinheiro com imóvel: existe mais de uma forma da Receita chegar a esta informação. E se você recebeu aluguel, também.