Imposto de Renda 2018: Como Consultar o Informe de Rendimentos no Itaú?

Compartilhar

Para tiras as dúvidas do contribuinte preparamos um tutorial sobre como consultar o informe de rendimentos Itaú online para declaração no imposto de renda 2018. Itaú Imposto de Renda Pessoa Física, Imposto de Renda Itaú Extrato, Informe de Rendimentos 2018, Como Consultar o Informe de Rendimentos Itaú 2018.

Quem gosta de entregar a declaração de imposto de renda logo nos primeiros dias já deve estar de cabelo em pé por não ter recebido ainda os informes de rendimentos. Eu por exemplo não recebi nenhum até o momento. Pode ser um atraso dos correios ou das próprias instituições financeiras. A multa aplicada pela Receita Federal é de cerca de 43 reais para cada documento em atraso, mesmo com um valor tão alto de punição, os atrasos são frequentes.

Porém, estamos em plena era digital e devemos questionar a real necessidade de receber aquela papelada na nossa residência. Além dos altos custos com correspondência, papel e impressora, temos que pensar também no meio ambiente. E dito isso, a melhor forma é mesmo a consulta online das informações. Irei então orientar o leitor a consultar os seus rendimentos e posições em conta corrente, poupança, etc, através do site do banco Itaú.

Informe de Rendimentos de Bancos

Os informes de rendimentos são necessários para que o contribuinte preencha sua declaração de imposto de renda e prove seus ganhos perante a Receita Federal. Neste ano, as instituições devem entregá-los até o dia 28 de fevereiro. Porém, eles nem sempre são entregues voluntariamente. Às vezes é preciso solicitá-los e, em alguns casos, sua entrega sequer é obrigatória.

Os bancos deverão enviar um informe de rendimentos, contendo, por exemplo, os valores depositados na conta-corrente e na poupança, bem como os rendimentos da caderneta. Estarão discriminados, ainda, valores recebidos pelo seguro em caso de sinistro, títulos de capitalização, além de saldos e rendimentos de aplicações financeiras (como CDBs, Letras de Crédito Imobiliário e outros títulos).

Os bancos não são obrigados a enviar pelo correio o informe de rendimentos. Eles podem disponibilizar o informe nos meios eletrônicos: internet ou caixas de autoatendimento. Mas se o cliente solicitar o papel, ele poderá obter. O banco é obrigado a fornecer esse informe em papel. Os bancos não usam emails para enviar os informes de rendimento: Se você receber um e-mail de informe de rendimentos, delete-o. Os bancos, por questão de segurança, não comunicam via e-mail.

Como Consultar o Informe de Rendimentos Itaú 2018

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Itaú é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Itaú em 2017.

Para consultar o informe de rendimentos Itaú 2018, acesse o internet banking do banco Itaú e na caixa de pesquisa digite informe e mande pesquisar. Será exibida a seguinte tela:

Na tela acima selecione o informe de rendimentos desejado. Eu selecionei Informe de Rendimentos Financeiros. Em seguida a seguinte tela foi apresentada:

Na tela acima selecione o informe de rendimentos desejado. Eu cliquei em Rendimentos Financeiros. A seguinte tela foi apresentada:

Como tenho ações sendo escrituradas pelo Itaú, cliquei também na opção Ações. A seguinte tela será  apresentada:

Nesta tela o acionista poderá escolher a ação desejada no campo Nome da Empresa. A título de exemplo, selecionei a empresa SLC Agrícola S/A. Ao escolher esta empresa o seguinte informa de rendimentos e posição acionária foi gerado:

Tutoriais do IRPF 2018

Deixe um comentário