Prefeitura inicia hoje inscrição para novo Cadastro Habitacional de Interesse Social

Compartilhar


A ação vai permitir que novas famílias se inscrevam para participar dos próximos sorteios de moradias

A Prefeitura de São Luís inicia nesta quarta-feira (25), o início do novo Cadastro Habitacional de Interesse Social. A ação vai permitir que as famílias se inscrevam para participar dos próximos sorteios de moradias subsidiadas por programas como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, disponibilizadas na capital. As inscrições se estendem até o dia 8 de agosto e podem ser feitas de forma online no portal da Prefeitura de São Luís, no endereço www.saoluis.ma.gov.br. Postos de apoio serão disponibilizados pela Prefeitura de São Luís para atender aqueles que não tiverem acesso a internet. Serão 19 locais, entre eles a Central de Atendimento da Habitação, na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559, São Francisco.

A ação vai permitir que novas famílias se inscrevam para participar dos próximos sorteios de moradias

“O novo cadastro vai permitir que mais famílias tenham oportunidade de adquirir a tão sonhada casa própria. Temos números que demonstram grandes avanços na área habitacional. São cerca de 15 mil imóveis já entregues, beneficiando mais de 55 mil pessoas. Temos outros sete mil imóveis para serem entregues, sendo que alguns já estão prontos e outros em fase de construção”, destacou o prefeito Edivaldo enfatizando ainda o esforço empreendido pela gestão municipal para reduzir o déficit habitacional na capital maranhense.

Podem participar do novo cadastro pessoas que atendam aos critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades, preenchendo a requisitos básicos como ter idade superior a 18 anos, possuir renda familiar até R$ 1.800,00 mensais e que não tenham imóvel em seu nome. O cadastramento seguirá as normas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O secretário de Habitação e Urbanismo (Semurh), Mádison Leonardo, destaca a iniciativa como uma ação importante para o setor habitacional do município, em benefício de milhares de famílias. “A iniciativa de fazer um novo cadastro habitacional reforça o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo de dar oportunidades a todos que desejam ter sua casa própria. O cadastramento visa contemplar o maior número possível de famílias que necessitam de moradia”, afirmou o gestor.

Uma novidade deste cadastro é a inscrição online. Quem tiver dificuldade pode procurar os postos de apoio. A Central de Atendimento da Habitação, no São Francisco, é um dos pontos para atender quem não tiver acesso à internet. O preenchimento do cadastro na central e nos pontos de apoio será efetuado até a data limite de inscrição, dia 8 de agosto. A descentralização objetiva manter a dignidade das pessoas interessadas, evitando as filas e longa espera para realizar o processo.

Para preenchimento do formulário online no endereço www.saoluis.ma.gov.br é permitido acesso pelo computador, celular ou tablet.

BASE DE DADOS

O cadastro habitacional visa fazer um novo banco de dados que servirá de base tanto para seleção de pessoas interessadas como para subsidiar sorteios do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ ou outros programas habitacionais que a Prefeitura de São Luís venha realizar na cidade. O último cadastro realizado com essa finalidade foi feito em 2009 e apresenta defasagem de informações relativas à renda e endereço dos inscritos.

O primeiro sorteio, já com base nestes dados, será realizado 15 dias após o término das inscrições, por meio de editais específicos para imóveis do Minha Casa, Minha Vida que estão para ser entregues. Os dados subsidiarão também o preenchimento de vagas ociosas em outros residenciais do programa já entregues na capital.

LEVANTAMENTO

O novo cadastramento habitacional irá possibilitar, ainda, que a Prefeitura realize um levantamento quantitativo da necessidade de moradias em São Luís, direcionando programas habitacionais conforme a demanda.

A família do vigilante Nelson Flávio Matos, 48 anos, é uma das que aguarda para se inscrever no novo cadastramento habitacional e pleitear uma das unidades que serão sorteadas. “Eu e minha esposa já estamos juntando a documentação para realizarmos a inscrição logo no primeiro dia do cadastramento. Pagamos aluguel há anos, mas agora temos fé que conquistaremos uma dessas moradias do programa”, relatou o vigilante.

LOCAIS PARA CADASTRAMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO DA HABITAÇÃO
Avenida Marechal Castelo Branco, nº 559 – São Francisco. (8h às 17h)

CEMARC ALEMANHA
Avenida dos Franceses, S/N, Alemanha. (14h às 18h)

CEMARC APAE
Granja Barreto, S/N, Oiteiro da Cruz. (14h às 18h)

CEMARC HOSPITAL MULHER
Av. dos Portugueses, S/N, Itaqui Bacanga. (14h às 18h)

CEMARC CS TIBIRI
Rua Santo Antonio, S/N, Tibiri. (14h às 18h)

CEMARC CS QUEBRA POTE
Praça do Cemitério, S/N, Quebra Pote. (14h às 18h)

CEMARC CS COHAB
Avenida Principal, S/N, Cohab Anil. (14h às 18h)

CEMARC CS AMAR
Rua Dep. Luís Rocha, S/N, Vicente Fialho. (14h às 18h)

CEMARC CS FABRICIANA MORAES
Rua 05, Qd 07, Conj Hab Nice Lobão – Cid. Operária. (14h às 18h)

CEMARC SALOMÃO FIQUENE
Avenida Leste Oeste, S/N, Cohatrac. (14h às 18h)

CEMARC VILA ITAMAR
Rua do Fio, S/N, Vila Itamar. (14h às 18h)

SEMCAS
Avenida Senador Vitorino Freire S/N. (8h às 17h)

CASA BRASIL – ITAQUI BACANGA
Rua da China, quadra 49, S/N – Anjo da Guarda. (8h às 17h)

CRAS CENTRO
Rua Melvin Jones, nº135 – Apicum. (8h às 17h)

CRAS COHAB
Rua 13 Padre Antônio Vieira, Qd. 21, S/N – Cohab Anil lV. (8h às 17h)

CRAS MARACANÃ
Rua Tomás Soares, nº06 – Vila Esperança. (8h às 17h)

CRAS ESTIVA
Rua do Posto Médico, nº 2.000 – Estiva. (8h às 17h)

CRAS CIDADE OLÍMPICA
Av 01, Jailson Alves Viana, S/N- Cidade Olímpica. (8h às 17h)

EGGEM

Escola de Governo e Gestão Municipal

Rua das Andirobas, nº 26 – Renascença. (14h às 18h)

Deixe um comentário