Pós-crise favorece aumento dos empreendedores por oportunidade

Compartilhar

Ana Cristina Vieira do grupo de brasileiros que buscaram no empreendedorismo o caminho para o crescimento profissional e pessoal

 

O Portal Maranhão Negócios tem entre seus objetivos auxiliar no fomento ao empreendedorismo, por esta razão, reservamos um espaço para contar histórias de empreendedores que superaram os próprios limites para abrir empresas, gerar renda, empregos e inspirar pessoas e atitudes.

A Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor – GEM para o ano de 2016 aponta que o empreendedorismo por oportunidade voltou a crescer. Pelo menos 75% dos empreendedores nascentes – aqueles que estão envolvidos com a abertura de uma empresa – estão buscando esse caminho porque encontraram um nicho de atuação.

Outro dado é que houve ligeira melhora na proporção de novos negócios por oportunidade. Foram 57,4% em 2016, contra 56,5%, em 2015.

O empreendedorismo por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico do país, Enquanto o empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior.

A empreendedora Ana Cristina Vieira é dos milhares de brasileiros que buscaram no empreendedorismo o caminho para crescimento profissional e pessoal. Ela integra a lista de empreendedores por oportunidade.

É uma mulher que pode se dizer que realmente vai à luta. Sua história no mundo dos negócios iniciou com a Pulytrika, loja especializada em venda de confecções masculina, femininas e infanto-juvenil, instalada em sua residência, no bairro São Bernardo. Logo depois associou ao negócio um salão de beleza.

E, como sempre busca inovar e aproveitar as oportunidades, mesmo em momentos de crise, a empresária se desfez da loja de confecções, se especializou em estética, e abriu o Instituto de Beleza Sol Bronzeamento, um ramo de negócio que está crescendo na cidade. Sua empresa também oferece cursos nessa área, tornando-se referência no mercado local.

O PMN entrevistou Ana Cristina Vieira para saber sua trajetória no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Confira.

PMN  – Quando iniciou sua história no mundo dos negócios?

Tudo começou no fim dos anos 80 e início dos anos 90, quando abri mão de uma vida mais ou menos estabilizada em São Paulo, onde trabalhava como bancária, tendo em vista que me casei e decidi voltar para São Luís com meu esposo. Mas chegando aqui me deparei com a triste realidade da falta de oportunidade de emprego. Foram tempos difíceis, mas que serviram de aprendizado, de que não se pode desistir, de que é importante correr atrás dos seus objetivos.

PMN  – Como foi que você despertou o seu potencial empreendedor?

Essa busca por esse novo objetivo de vida foi despertado ainda mais quando um amigo externou que eu tinha potencial para ter meu próprio negócio, pois via em mim perfil de empreendedora. Foi a partir daí que tive outro olhar sobre trabalho, de estar do outro lado, buscando crescer tendo outro prisma como referência: sendo dono do seu próprio negócio. Então foi quando percebi que tinha chance de tornar um sonho virar realidade e a certeza de que as portas que se abririam me trariam retorno financeiro e pessoal.

PMN – Quais os principais desafios?

 Foram vários os desafios, ainda mais num país em que crises financeiras e econômicas faziam parte da vida dos brasileiros. Então o desafio maior era driblar a crise, saber reagir diante do impacto de ter que recomeçar. E foi assim, superando obstáculos que adentrei no mundo do empreendedorismo, inicialmente com meu primeiro negócio: a Kero Lanches, que consegui manter por 10 anos (até 2005). Depois mudei de ramo e em 2009 abri o HB cabeleireiros. No ano seguinte enxerguei outro nicho de mercado com a loja Pulytrika, especializada em confecções, negócio ao qual agreguei o Lucky Cabeleireiros, até me encontrar na área de estética, com a Sol Bronzeamento, onde precisei me especializar, apreender novos conhecimentos, pois estava saindo de uma área de vestuário para o segmento de beleza.

PMN – Como chegou à escolha dessas áreas de investimento?

 Por meio de pesquisas e contatos diretos com clientes, procurando saber suas necessidades, seus desejos. No caso da Sol Bronzeamento, observei que era um segmento totalmente diferente dos demais negócios que tive, mas o qual me identifiquei , já que lidaria com públicos diversos e com meu trabalho proporcionaria a autoestima das pessoas. Então agreguei o bronzeamento natural ao serviço do salão de beleza. Tenho projeto de ampliar o espaço de bronze, abrindo um espaço de laje, além de dar continuidade na área de estética. Em paralelo, estou me especializando, fiz curso de microagulhamento, massagem relaxante manual, bambuterapia, e também na área de gestão. Em outubro já confirmei a participação em um curso de micropigmentacao de sobrancelhas. De modo que meu foco é só melhoria tanto na área profissional como pessoal.

PMNQual o rendimento médio mensal?

Na verdade, o faturamento varia muito, pois no caso do bronzeamento natural, a condição climática é condicionante para a realização do serviço. Mas o rendimento médio chega a R$ 3.500,00.

PMN – Quantos empregos são gerados?

Atualmente tenho três empregados. Mas com a expansão da Sol Bronzeamento, haverá a necessidade de contratar mais pessoas capacitadas para prestar um serviço de qualidade à clientela.

 

PMN – Quais dicas que você dá para quem quer montar seu próprio negócio?

Primeiramente é importante gostar do que faz, se identificar com o que você escolheu para desenvolver suas habilidades, ter foco e se qualificar. Também é fundamental ter humildade, determinação, criatividade, qualidade, seriedade, respeito e, acima de tudo, se sentir o cliente. O que é bom para si, tem que ser também para o próximo, o seu cliente, que é a razão do seu negócio existir. Enfim, são benefícios recíprocos.

PMN – Fale um pouco do funcionamento do seu negócio

No meu negócio aprendi que para crescer é preciso ter estratégias, acreditar que se pode sempre melhorar. Então, busquei conhecimento através de cursos na área da beleza, não esquecendo que preciso ter uma equipe qualificada para desenvolver com domínio sua atividade específica e assim atender bem e satisfazer as exigências e necessidades dos clientes, fazendo como que eles sintam conforto, comodidade e qualidade em um só lugar. Esse é o meu compromisso como empreendedora.

PMN – Planos para o futuro

 O meu foco é sempre crescer, ter uma estrutura ampliada, e com a permissão de Deus me tornar referência de mercado na minha área de atuação.

 

 Perfil da empreendedora

 

Nome: Ana Cristina Vieira da Silva

Estado civil: Casada

Profissão: Professora

Naturalidade: São Luis – MA

Características Profissionais: Determinada, Focada, criativa.

 Características Pessoais: Humilde, detalhista, perfeccionista, dedicada e persistente.

 

Deixe um comentário