Marcelo Vieira – “Acreditamos no nosso negócio, nos nossos colaboradores e no mercado do Maranhão”
O Portal Maranhão Negócios traz aos seus leitores uma entrevista com Marcelo Vieira Brasil, presidente do Grupo Potiguar, maior empresa de varejo no setor de Home Center no Maranhão. O empresário relata como o grupo passou por vários planos econômicos e crises e se consolidou como exemplo de empreendedorismo local. Sempre mantendo o foco na excelência do atendimento ao consumidor, Marcelo Brasil afirma que, ao longo de 2018, e a exemplo de anos anteriores, continuarão os workshops, cursos e palestras que promovem a familiaridade do cliente com os produtos e marcas encontrados na Potiguar. Confira!
PMN – O Grupo Potiguar contabiliza 36 anos de experiência no mercado de São Luís. O que o Sr. destacaria nessa trajetória?
Marcelo Vieira Brasil – Acho que a gente sobreviveu a vários planos econômicos e a várias crises que o país passou, então acho que somos sobreviventes do empreendedorismo local, sempre acreditamos no nosso negócio, nos nossos colaboradores e no mercado do Maranhão.
PMN – Sendo o diretor da maior empresa de varejo no setor de Home Center no Maranhão, que análise faz desse mercado no cenário atual?
Marcelo Vieira Brasil – Nós estamos vivendo momentos de recuperação após passar dois anos bem complicados, eu acho que temos motivos para ser otimistas agora, pois o mercado está dando sinais de que vai ter um ano melhor, claro que sem euforias. Tudo indica que teremos um ano melhor nesse 2018.
PMN – Além das lojas em São Luís e a de Imperatriz, o grupo estuda expandir o empreendimento para outras cidades ou mesmo outros estados?
Marcelo Vieira Brasil – Em curto prazo, o foco total é a loja de Imperatriz, daí deixaremos outros passos para mais adiante.
PMN – Quais são as novidades programadas pelo grupo Potiguar para o consumidor em 2018?
Marcelo Vieira Brasil – Manter o foco no consumidor que é nossa essência. Portanto, o objetivo é aproximá-lo cada vez mais dos nossos produtos, ou seja, vendemos materiais que, de forma geral, as pessoas que não sejam profissionais da área não conhecem, por isso intensificaremos ainda mais nossa programação de workshops, cursos e palestras apresentando os nossos produtos; e fazendo com que este cliente tenha intimidade com os mais diversos tipos de produtos, como ferramentas, cerâmicas, itens de decoração, e tudo que vendemos. Para que isso tudo desperte a curiosidade e ajude ele a decorar sua casa e otimizar tempo e espaço. Mais que vender produtos queremos ser lembrados como um local de soluções para as pessoas.
PMN – Como o empresário pode gerir melhor seu tempo, pensar estrategicamente o empreendimento e não desperdiçar energia com demandas que possam comprometer resultados almejados?
Marcelo Vieira Brasil – Acho que o principal de tudo é ter foco na atividade, organizar tempo e priorizar o que é a atividade-fim e o que é atividade dispensável, que deve ficar em segundo plano.
PMN – Como é o feito os investimentos no “capital humano” e a capacitação técnica de seus colaboradores?
Marcelo Vieira Brasil – Temos uma característica de valorizar as pessoas em primeiro lugar, não pelo que ela traz no currículo ou que ela já traz na formação, ainda que toda formação profissional seja importante. Então, independente do que a pessoa tenha ou não na bagagem, quando identificamos que ela está alinhada com nossa cultura organizacional, nossos valores, tais como humildade, integridade, comprometimento, foco no atendimento e na satisfação do cliente; quando ela tem esse perfil, fazemos mais investimentos na formação do colaborador. Isso permite que, quem estiver conosco de forma dedicada, poderá crescer na empresa e fazer um curso técnico, uma faculdade, uma pós graduação e ir se capacitando gradativamente.
FOTOS – DIVULGAÇÃO
Sede do Centro de Distribuição do Grupo
Loja Potiguar do Cohafuma
Loja Potiguar no Retorno da Forquilha
Loja Potiguar na Cohama