III Feira do Empreendedor mobiliza escola da rede estadual e comunidade empresarial da Cohab

Compartilhar

Terminou neste domingo (6) a III Feira do Empreendedor promovida por meio de parceria entre o SEBRAE e o Centro de Ensino Cidade de São Luís, escola da rede estadual de ensino, no bairro da Cohab. A feira foi realizada na quadra poliesportiva da referida escola.

A feira teve origem em um projeto de intervenção idealizado pela direção da escola com o objetivo reduzir a evasão escolar e de oferecer oportunidades aos nossos alunos que queiram entrar para o empreendedorismo.

“Em 2015 a professora Kátia, que é gestora da escola, fez uma pequena feira do empreendedorismo na escola, conseguiu parceiros para ministrar oficinas para alunos, principalmente as alunas do noturno, da EJA. Aí o SEBRAE abraçou essa causa, trouxe cursos para nós sobre empreendedorismo, buscou outros parceiros que trazem oficinas para nossos alunos do noturno e para a comunidade do entorno que esteja interessada”, disse Maria Lúcia de Jesus Carneiro, gestora adjunta da escola.

Nos três dias estudantes e comunidade participaram de várias palestras, sobre: Empreendedorismo; Ética e Estética Pessoal Empresaria; Formalização MEI; e Fluxo de Caixa. Na tarde de sábado foi realizado o painel “Em que nível se encontra a profissionalização da Moda no Maranhão?”, que culminou com um belo desfile de moda.

Estudantes e comunidade na palestra sobre empreendedorismo e formalizado de MEI

Também foram realizadas oficinas de produção de tortas natalinas e de pirulito de chocolate, de blindagem capilar, de designer de sobrancelhas e de unhas postiças.

Tássyla Maria Lopes é estudante do 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), noturno. Ela já trabalha como manicure, e aproveitou a oportunidade para melhorar a qualidade dos serviços ofertados e tentar melhorar a renda. “Para mim ‘tá’ sendo muito bom, porque eu vou aprender a fazer alongamento de unhas, que todo mundo procura muito, e eu não sabia fazer. Eu acho bom que a escola ajuda a gente”, disse a estudante.

Para Élida Raquel Silva, que é autônoma e ex estudante do C.E. Cidade de São Luís, a escola sempre se preocupou em estimular a permanência dos estudantes na escola.

“A escola criou um projeto, tipo um berçário, para as mães que têm seus filhos e não têm com deixar em casa, possam continuar estudando. E esse projeto das oficinas também é muito bom, porque dá a oportunidade da gente aprender alguma coisa que vai ajudar a ter renda. Eu mesma, quando era estudante, fiz curso de flores artificiais, fiz oficina de dança. Tudo isso ajuda!”, disse Élida.

Para Florentino Santos, coordenador do Núcleo de Atendimento Empresarial do SEBRAE na Cohab, abraçar o projeto da escola é ajudar a criar oportunidades.

“O SEBRAE está aqui para somar com os projetos da escola, que tem foco principal nas mães, algumas solteiras, que não têm como deixar os filhos para sair para trabalhar. Então, a gente abraçou essa ideia para somar esforços, fortalecer esse projeto, gerar oportunidades. Para isso a gente buscou outros parceiros que estão aqui oferecendo sua expertise para ajudar a mudar realidades. E ao mesmo tempo, a escola oferta esse espaço para que empresários da comunidade possam expor seus produtos nesses três dias”, destacou Florentino.

“Para nós, da Embeleze, ser parceiro nesse projeto tem um valor muito grande, que o de estender a mão e ajudar a gerar oportunidades. Porque o nosso instituto também trabalha com essa missão de informar, de transformar a vida das pessoas”, pontuou Maria José Santos coordenadora do Setor Pedagógica do Instituto Embeleze Cohab.

Além de exposição de produtos e serviços, de oficinas e palestras, também houve apresentação cultural com música, dança e teatro.

Procurando Empréstimo pessoal para quitar aquela dívida atrasada?

Procurando o empréstimo que cabe no seu bolso? Faça o Empréstimo Pessoal! Não caia no cheque especial, solicite já seu Empréstimo Pessoal. Com taxas de juros a partir de 1,9% ao mês. Faça seu pedido 100% online! O Empréstimo rápido, fácil e seguro!

Deixe um comentário