Mais de 60 empresas estão participando da feira de produtos produzidos no Maranhão lançada nesta segunda-feira (20), durante a Agrobalsas 2019. Coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), o “Espaço de Negócios” reúne exposição e comercialização dos produtos.
O vice-governador Carlos Brandão destacou a inovação da feira que reúne empresas de todo o estado. “Este ano, tivemos inovação, o secretário Simplício trouxe uma feira de negócios de microempresas maranhenses para expor os produtos que estão tendo o apoio e incentivo do nosso governo. Essas pequenas empresas também precisam de apoio. A gente não pode apoiar só o agronegócio, mas a todos. Tem espaço pra todo mundo”.
A ação acontece, entre os dias 20 e 24 de maio, por meio do programa Maranhão Mais Produtivo, que tem por objetivo estimular a inovação, qualidade e produtividade empreendedora do estado e do seu subprograma Selo Produzido no Maranhão, que ajuda os consumidores a identificar e conhecer os produtos produzidos no Maranhão, ambos geridos pela Seinc.
O secretário da Seinc, Simplício Araújo, frisou que o Maranhão está caminhando para deixar de ser um estado dependente de produtos importados de outros entes da federação.
“Em 2014, comprávamos 85% de tudo o que consumíamos fora do Estado. Então, criamos o selo Produzido no Maranhão. Temos 60 indústrias, pequenas, para as quais estamos dando a oportunidade de viajar pra cá. Nós estamos incentivando essas indústrias, porque as pequenas de hoje serão as grandes de amanhã”, disse.
O Espaço de Negócios visa despertar no consumidor a importância da valorização e do consumo da diversidade e qualidade dos produtos locais, gerando um conjunto de fatores que levam ao desenvolvimento estadual, com o fomento da economia e do empreendedorismo maranhense e a geração de emprego e renda local. O espaço vai abranger segmentos de alimentos, higiene e limpeza, construção civil, bebidas e saúde e bem-estar.
Premiação
Durante o evento, o secretário Simplício Araújo recebeu o troféu Valorização Territorial da Secretaria de Indústria e Comércio de Balsas.
O prefeito de Balsas, Erick Augusto destacou, durante a premiação, o papel do Governo do Estado, por meio da Seinc, que têm desenvolvido um projeto forte para trazer mais agroindústrias para Balsas. “Balsas está de portas abertas para a Agroindústria. Temos o cenário perfeito, um agronegócio forte e um Distrito Industrial preparado e incentivos fiscais para atrair as agroindústrias”, pontuou.